31 3245-3525

consulte seu processo

smma pbh feam

Noticia

Ferramenta auxilia empresas a entender mudanças climáticas

Ferramenta auxilia empresas a entender mudanças climáticas

O impacto das mudanças climáticas no setor empresarial são o tema da versão 2.0 da “Ferramenta para Elaboração de Estratégias Empresariais de Adaptação” e da publicação “Adaptação às Mudanças Climáticas no Setor Empresarial” lançadas nesta quinta-feira (10), em São Paulo. Tanto a ferramenta quanto a publicação são resultado do trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Contam com a parceria do Ministério do Meio Ambiente e do Programa de Impactos Ambientais do Reino Unido (UKCIP)/Universidade de Oxford.

Oportunidades

Com a ferramenta, as empresas podem entender melhor os impactos atuais e potenciais das mudanças climáticas em seus negócios. Assim como os riscos e as oportunidades que representam para suas unidades e cadeias produtivas. A partir desses dados, as lideranças serão capazes de elaborar um plano de adaptação robusto como parte de uma estratégia empresarial.

Cinco empresas brasileiras trabalharam com a ferramenta em projetos-piloto. Essas experiências, registradas em 2014 e 2015, estão reunidas na publicação que estará disponível em versão on-line. Exemplo dos relatos são os riscos diretos e indiretos que o aumento da frequência e intensidade das chuvas em algumas regiões do Brasil, como efeito das mudanças do clima, oferecem à distribuição de produtos de uma determinada empresa.

Por meio da ferramenta da EPC, a empresa pode, por exemplo, minimizar os impactos negativos e identificar oportunidades durante a intensificação de chuva para pontos de venda em áreas críticas sujeitas a enchentes, inundações e alagamentos.

Plataforma

Os dois lançamentos são resultados do trabalho desenvolvido pela Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) com 33 empresas participantes, e tem como objetivo motivar e articular lideranças empresariais brasileiras para a gestão estratégica das emissões de gases do efeito estufa e riscos climáticos. A Plataforma é uma iniciativa do GVces.

Participam do lançamento o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Carlos Klink, o coordenador geral do GVces, Mario Monzoni, o diretor do Programa de Impactos Ambientais do Reino Unido (UKCIP), Roger Street, e representantes das empresas membro da EPC que implantaram, em projeto piloto, a ferramenta para adaptação empresarial. As inscrições para participar do evento foram encerradas.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente